links01.gif
 
 
moda
O traje correto para cada ocasião.

Tipos de Trajes e Eventos

ESPORTE

O que é: apesar do nome, não significa ir para a ocasião de jeans e tênis. O traje esporte, é o correspondente à roupa que você esperaria um convidado em casa, algo descontraído, de bom gosto e confortável. É o mais simples e informal dos trajes, mas requer alguns cuidados, dependendo da ocasião.
Jamais usar brilhos(tecidos brilhantes e bordados) durante o dia.

Use: jeans e camiseta, são permitidos. As mulheres podem usar calças e camisas ou calças e blusas, terninhos descontraídos em gabardine, saias ou vestidos estampados leves ou lisos. Bolsas grandes ou mochilas, calçados confortáveis (tênis, mocassins e sapatilhas são permitidos), bijouterias ou jóias discretas, maquiagem leve.

Na meia-estação, calças em veludo cotelê, um cardigã, um suéter em cashmere, uma parka, uma jaqueta de couro ou camurça serão bem-vindos, tanto para ela como para ele.

São boas opções masculinas: calças de gabardine,brim, veludo cotelê ou jeans com camisas esportivas em puro algodão (lisas, listradas ou com estampas discretíssimas) ou do tipo pólo. Jamais usar camisa social. Mocassins, dock sider, sapatênis ou botas de camurça, podem complementar o visual.

Acessórios: no máximo um relógio com pulseira de couro, emborrachada ou de metal prateado, cinto de couro combinando com os sapatos. A ocasião dispensa o uso de paletó e gravata.

Eventos: almoços, batizados, churrascos, aniversários de crianças, exposições, encontros com os amigos e festas familiares.

ESPORTE FINO (Passeio ou Esporte Completo)

O que é: o traje esportivo usado com um pouco de formalidade. É um traje de simplicidade elaborada. É o tipo de produção que tanto pode frequentar um shopping, um escritório ou assistir uma peça de teatro.

Use: vestidos de algodão, malha, linho, panamá e outros tecidos sem brilho até às 18h. Pantalonas e túnicas, terninho ou tailleur. Bolsa esportiva é permitida e também as bolsas médias. O vestido básico escuro para a noite, com um sapato de salto alto e uma bolsa pequena são boas opções.Nada de muito brilho nos acessórios, seja discreta. Prefira usar metais na cor prata como acessórios ou pérolas. Maquiagem leve.

Para ele: até às 18h as calças esportivas são admitidas, desde que acompanhadas de blazer. De preferência, camisas lisas de algodão puro.

Combinação para o inverno: jeans ou calças de veludo com blazer de tweed. Admitem-se sapatos com sola emborrachada.

Outras composições para ele: terno claro com gravata ou calça cinza ou bege com blazer azul-marinho, com ou sem gravata também até às 18h.Terno escuro à partir das 18h, camisa social branca em algodão puro e gravata são indispensáveis à noite. Os sapatos devem ser pretos com solado em couro (meias sempre da cor dos sapatos).

Acessórios : lenço branco em algodão puro, relógio com pulseira em couro, cinto de couro combinando com os sapatos e uma boa caneta no bolso.

Eventos: almoços em ambientes descontraídos, cafés-da-manhã, conferências, festas no escritório, casamentos durante o dia (também exigem o uso de gravata), vernissages, festas de aniversários informais.

FASHION

O que é: é uma categoria nova, que permite à turma dos moderninhos a produção que melhor se adapte aos lançamentos da moda.

Use: street fashion, roupas de brechós, vintage e tudo o que estiver sendo lançado de novo nas passarelas do mundo.

Eventos: encontros jovens, shows, eventos de moda e festas animadas.

PASSEIO (Tenue de Ville)

O que é: o nome significa traje da cidade. É comum em eventos que começam logo depois do trabalho (à partir das 18h) e que acabam cedo (entre às 20h e 21h),impossibilitando aos convidados de passar em casa para trocar de roupa.

Use: tailleurs, terninhos (calça comprida e blazer ou pantalona e spencer), saia e blusa (sempre é bom levar um xale de seda ou pashmina para cobrir-se à noite), conjunto de camisa e calça em shantung de seda, sapatos ou sandálias de salto médio ou alto, bolsa pequena ou do tipo carteira.

O terno de trabalho já é o suficiente para os homens, mas o ideal é um de cor escura. “Never brown after seven !”(nunca use marron após às sete da noite). Por isso, quem sai pela manhã e planeja esticar depois do expediente, não deve escolher um terno bege nem marron, prefira um de cor escura.
O uso de gravata é aconselhado. Camisa sem botões no colarinho.Sapatos pretos com solado em couro.

Acessórios: um bonito relógio social (todo em metal prateado ou em ouro com pulseira de couro preta), levar sempre um lenço branco de puro algodão,uma boa caneta e carteira de couro lisa.

Eventos: vernissages, estréias teatrais, inaugurações, coquetéis.

PASSEIO COMPLETO (Alto Esporte, Recepção ou Social)

O que é: é um pouco mais que o tenue de ville, mas pode incluir chapéu em casamentos matinais, a bolsa deve ser menor, sapatos mais elegantes ou sandálias.

A formalidade começa aqui. Qualquer falha pode comprometer o visual.

Use: conjunto de tecido nobre como o shantung, tailleur de seda, vestidos curtos,vestido de comprimento Chanel (na altura dos joelhos) ou longuettes (acima dos calcanhares)em tecidos finos, bordados, com decotes e fendas discretos, vestidos de alça com xale de seda, bordados sutis, bolsas pequenas(de mão), sapatos ou sandálias de salto e meias de seda com transparência.

Complementos: jóias, mas nada de exagero.Use poucas e boas. Um bom relógio de ouro.
Caso tenha bijouteria fina, use um elegante par de brincos com anel no mesmo metal ou na mesma pedra. Evite combinações exageradas como usar brincos, colar, pulseira, broche e anel.
Lembre-se: menos é mais !

Para os homens, um terno escuro (marinho ou grafite, risca-de-giz), camisa social de algodão puro (branca é sempre chic), gravata em seda pura(com estamparia discreta).

O uso de abotoaduras é muito elegante e a camisa social deve ser apropriada para o uso delas. Elas caem muito bem em eventos solenes , como casamentos. Usar sapatos pretos (cromo ou couro) com solado em couro.

Eventos: jantares, coquetéis, ópera, ballets, formaturas, casamentos, grandes comemorações.

RIGOR (Gala, Black-Tie, Habillé, Tenue de Soirée)

O que é: o mais sofisticado e chique de todas as classificações de trajes.

Use: vestidos longos, clássicos ou sofisticados confeccionados com tecidos nobres. O traje Rigor (o mesmo que Gala, Black-Tie, Habillé, Tenue de Soirée) não aceita vestidos curtos e minissaias.

As saias longas, no chão e chemises, para mulheres, também podem ser usadas, desde que exuberantes (golas grandes, babados, punhos compridos, botões em cristais, saias encorpadas, com pregas e etc) e confeccionadas com tecidos de primeira qualidade.

Os detalhes costumam ser mais ousados, o visual bem elaborado, com maquiagem e cabelos perfeitos. Jóias são um importante complemento, mas valem também as bijouterias super finas(as semi-jóias).

Quando decidir usar ouro amarelo, só ouro do brinco ao anel, fivela do cinto, detalhe em metal da bolsa e sapato combinando com a cor do metal escolhido. Se for ouro branco ou prata vale o mesmo, nada de mistura de metais. Os sapatos devem ser sofisticados, forrados com o tecido do vestido, bordados ou em couro metalizado, com saltos altos.

Para os homens, vale sómente o smoking, com camisa branca de preguinhas, uso de abotoaduras dá muita classe ao traje, gravata borboleta e faixa preta. O sapato masculino ideal é o liso preto de verniz ou o de couro de cromo preto, de amarrar.

Acessórios: relógio em ouro branco ou amarelo com pulseira de couro preta e as abotoaduras são indispensáveis.

Eventos: bailes, entrega de prêmios, festas em embaixadas, grandes festas com banquete, ballets.

Casamento Carioca Fotos: Divulgação

Traje Rigor
Traje Rigor
Traje Passeio Completo
Traje Passeio Completo
Traje Esporte Fino
Traje Esporte Fino
Traje Esporte Diurno
Traje Esporte Noturno
Traje Passeio Completo
Traje Passeio Completo
 
LOGIN
e-mail:
Senha: